Este é um exercício que poderá ser feito tanto por adultos, adolescente como por crianças. É um exercício Mindfulness, uma palavra que parece estar a invadir o nosso mundo, podemos a traduzir a palavra para Atenção Plena, ou Consciência Plena ou ainda para Mente Alerta. É designado por um estado mental que se caracteriza pela auto-regulação da atenção para a experiência/momento presente, com a mente aberta, com curiosidade, ampla e tolerante dirigida a todas as ocorrências que se manifestem em nós - todo o tipo de pensamentos, fantasias, sensações, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são aceites e compreendidas tal e qual como elas são.
A aprendizagem e treino da consciência plena, desta meditação, permite ao indivíduo uma maior tomada de consciência dos seus processos mentais e das suas ações. E traz benefícios para a saúde física e mental, melhora o seu bem-estar. Leia mais aqui. Vamos a um exercício pratico que envolve uma ação bastante comum no nosso dia a dia - comer, comer pode-se tornar num momento mindfull. Escolha um chocolate – de um tipo que nunca tenha experimentado ou que
não tenha comido recentemente. Poderá ser negro ou com sabores,
biológico ou de comércio justo ou talvez, barato e de qualidade
inferior.O importante é escolher uma variedade que não costuma comer ou
que só raramente consome. Faça assim: • Abra a tablete. Sinta o aroma. Deixe-o entrar em si. • Parta um quadrado e olhe para ele. Deixe que os seus olhos observem bem a sua aparência, examinando cada bocadinho.
• Ponha-o na boca. Veja se consegue segurá-lo com a língua e deixá-lo
derreter, estando atento à mínima tendência para o chupar. O chocolate
tem mais de trezentos sabores diferentes. Veja se consegue sentir
alguns. • Se reparar na sua mente a vaguear enquanto faz isto, registe simplesmente para onde é que ela foi e traga-a de novo para o momento presente. • Depois de o chocolate ter derretido por completo, engula-o muito devagar e deliberadamente. Deixe-o escorrer pela garganta. • Repita isto com o quadrado seguinte. • Depois de o chocolate ter derretido por completo, engula-o muito devagar e deliberadamente. Deixe-o escorrer pela garganta. • Repita isto com o quadrado seguinte.
Com se sente? É diferente do normal? O chocolate soube melhor do que se o tivesse comido a um ritmo acelerado? Como em todos os exercícios é necessário treino e paciência até obtermos a consciência plena de todas as ações/movimentos, emoções, sensações e sentimentos.
In “Mindfulness – Atenção Plena” de Mark Williams e Danny Penman