Na prática de yoga o corpo é usado como um veículo para realizar uma viagem interna da descoberta de nós mesmos, cujo objetivo é conhecermo-nos melhor, encontrar o nosso verdadeiro eu.
O yoga ajuda atingir a harmonia, integração e completude.
Mas para isso é preciso manter o corpo saudável, porque só num corpo saudável pode habitar uma mente calma. No yoga, temos muitas ferramentas para manter o corpo saudável: os asanas/posturas físicas, técnicas de pranayama/exercícios respiratórios, kriyas/purificação/limpeza rotinas e meditação. A propósito da meditação, lembre-se que nunca devemos subestimar o poder de cura: quando conseguimos meditar o corpo é a mente calma e silenciada e colocamos numa condição favorável para a regeneração das células.
Mas agora iremos só apresentar um pranayama e algumas sequências de asanas que nos vão ajudar a libertar as toxinas da mente e do corpo.
Pranayama|Exercícios respiratórios:
Técnica de pranayama Sama vritti pranayama ou "respiração quadrado", "sama" é uma palavra em sânscrito que significa "igual, mesmo, normal" e "vritti e significa" movimentos ou flutuações ". Segundo verso de Patanjali Yoga Sutra diz: yoga-chitta-vritti-nirodhah: Yoga é a cessação das flutuações da mente. Esta técnica favorece a concentração e, desta forma, ajuda silenciar o ruído que habita nas nossas mentes.
Iniciamos o pranayama com uma inspiração contanto mentalmente até 4, retemos o ar com os pulmões cheios novamente contando até 4, expiramos o ar contando mentalmente até 4 e voltamos a inspirar mantendo a sequência. Repita a sequência 6 vezes terminando o ciclo e pode voltar a repetir mais 2 vezes.
Podemos aumentar o tempo de acordo com as suas possibilidades
Para promover a desintoxicação do corpo e da mente deve-se começar as sessões com Surya Namaskar|Saudações de Sol A e B duas vezes cada.
Os asanas promovem uma massagem aos órgãos internos que ajudam na eliminação de toxinas acumuladas.
1. Tadasana. A postura da montanha permite que a coluna vertebral alongue. Enquanto o torso, peito e ombros estão abertos. Traz equilíbrio e acalma o corpo para ficar reto.
2. Urdhva Hastasana. Esta postura ajuda a abrir o tronco, pescoço, peito e ombros. Estimula o fígado e acelera a digestão. Inspire e traga as mãos para cima e para os lados.
3. Uttanasana. Postura da Cegonha promove um alongamento intenso nos tendões nas pernas e na zona lombar, umassagem aos orgãos internos e ativa os rins. De cabeça para baixo traz sangue novo ao cérebro e uma sensação de frescura.
4. Kumbhakásana. A postura da prancha aumenta a força do corpo superior e inferior para assegurar uma coordenação e integração de todo o sistema músculo-esquelético. Fortalece os músculos abdominais, tórax, braços e pernas.
5. Dandasana Chaturanga. Com esta postura, os denvolve os músculos do abdómen, liberta a parte inferior das costas, peito e braços. Nesta posura, todos os músculos estão a trabalhar activamente.
6. Urdhva Mukha Svanasana. A postura do cão a olhar para cima alonga a coluna e fortalecer as costas e os braços, enquanto todo o torso frontal se expande, melhorando assim a circulação do sangue.
7. Adho Mukha Svanásana. A postura do cão é uma das melhores posições para alcançar o equilíbrio do corpo, mente e espírito. Alonga a coluna vertebral, fortalecer os tornozelos. Alivia a rigidez no pescoço, ombros e pulsos. Reduz a fadiga, restaura a energia e acalma o sistema nervoso.
Sem comentários:
Enviar um comentário