domingo, 21 de fevereiro de 2016

Cartas de Yoga Gratuitas

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As cartas com posturas de yoga são muito versáteis numa aula de yoga para crianças.
São muitas as possibilidades:
  • Jogo de memória - quando se encontra o par, o grupo realiza-se a postura.
  • Apresentação da sequência de asanas para ser realizada na aula - promove segurança, as crianças podem acompanhar visualmente a sequência da aula. As aulas deverão ser preparadas segundo as características de cada criança. 
  • Circuitos de obstáculos - as cartas são fundamentais para a construção de circuitos, em cada obstáculo poderá haver ou não, uma carta a indicar qual acção esperada.
  • Construção de sequências - podemos ser nós a propor ao grupo a construção da sequência de asanas na aula.
  • Y is for Yoga: Free Yoga Poses Nomenclature Cards | eager Ed:   
Descarregue o ficheiro em:  http://www.eagered.com/y/y-is-for-yoga-poses-nomenclature-cards

Caso haja algum problema, solicite o ficheiro em yogaparacriancasfelizes@gmail.com.

Boas partilhas, Boas Práticas!

Vânia Fardilha

domingo, 10 de janeiro de 2016

Mês de Janeiro com Aulas Gratuitas de Yoga

Encontre a união perfeita entre o copo, a mente e o espírito com a prática de Yoga e atinja uma sensação de Harmonia e Tranquilidade. O Yoga é uma forma de estar na vida, com origem na Índia, e tem como objetivo proporcionar técnicas para nos compreendermos melhor e para conseguirmos usufruir do Bem-Estar físico e mental que advém da prática desta modalidade, técnicas essas que possam ser utilizadas no dia-a-dia. A obtenção de bons resultados com a prática de Yoga pressupõe motivação, uma atitude positiva e uma boa dose de alegria.


Aproveite e venha praticar Yoga connosco.

Mês de Janeiro de 2016 a começar como aulas de yoga gratuitas todas às terças das 19:00 às 20:00.


Onde?
 
Halolife
Rua Nova dos Mercadores nº 2.06.01C, 1990-239 Lisboa

 
Encontre a união perfeita entre o copo, a mente e o espírito com a prática de Yoga e atinja uma sensação de Harmonia e Tranquilidade. O Yoga é uma forma de estar na vida, com origem na Índia, e tem como objetivo proporcionar técnicas para nos compreendermos melhor e para conseguirmos usufruir do Bem-Estar físico e mental que advém da prática desta modalidade, técnicas essas que possam ser utilizadas no dia-a-dia. A obtenção de bons resultados com a prática de Yoga pressupõe motivação, uma atitude positiva e uma boa dose de alegria. 

Num ambiente único revitalizante e purificador. São algumas das características desta Gruta de Sal que é iluminada com cromoterapia onde o uso das cores contribuirá para a harmonização e bem-estar das pessoas, diminuindo o stress, tensão, insónia, depressão, hiperatividade...

Aos interessados pede-se o favor de confirmar a presença através dos contactos: info@halolife.pt ou 211341508

Apenas duas vagas disponíveis.

Benefícios do Yoga:


- Desenvolvimento dos músculos motores
- Flexibilidade das articulações e do corpo em geral
- Massagem dos órgãos internos
- Correta postura da coluna vertebral
- Melhoria dos hábitos respiratórios
- Estimular a circulação sanguínea
- Melhoria da auto-estima
- Diminuição do stress
- Aperfeiçoamento dos sentidos
- Desenvolvimento da concentração, memória e imaginação
- Canalização adequada da energia
- Melhoria na compreensão e interação com o meio envolvente
- Harmonia do corpo, mente e espírito



Boas práticas e boas partilhas!

Namastê.

domingo, 3 de janeiro de 2016

Yoga em casa, desintoxicar o corpo e a mente

Após uns dias a cometer alguns excessos heis aqui uma sequência de asanas que permite desintoxicar o corpo e a mente


Na prática de yoga o corpo é usado como um veículo para realizar uma viagem interna da descoberta de nós mesmos, cujo objetivo é conhecermo-nos melhor, encontrar o nosso verdadeiro eu. 

O yoga ajuda atingir a harmonia, integração e completude.


Mas para isso é preciso manter o corpo saudável, porque só num corpo saudável pode habitar uma mente calma. No yoga, temos muitas ferramentas para manter o corpo saudável: os asanas/posturas físicas, técnicas de pranayama/exercícios respiratórios, kriyas/purificação/limpeza rotinas e meditação. A propósito da meditação, lembre-se que nunca devemos subestimar o poder de cura: quando conseguimos meditar o corpo é a mente calma e silenciada e colocamos numa condição favorável para a regeneração das células. 

Mas agora iremos só apresentar um pranayama e algumas sequências de asanas que nos vão ajudar a libertar as toxinas da mente e do corpo.



Pranayama|Exercícios respiratórios:


Técnica de pranayama Sama vritti pranayama ou "respiração quadrado", "sama" é uma palavra em sânscrito que significa "igual, mesmo, normal" e "vritti e significa" movimentos ou flutuações ". Segundo verso de Patanjali Yoga Sutra diz: yoga-chitta-vritti-nirodhah: Yoga é a cessação das flutuações da mente. Esta técnica favorece a concentração e, desta forma,  ajuda silenciar o ruído que habita nas nossas mentes.


Iniciamos o pranayama com uma inspiração contanto mentalmente até 4, retemos o ar com os pulmões cheios novamente contando até 4, expiramos o ar contando mentalmente até 4 e voltamos a inspirar mantendo a sequência. Repita a sequência 6 vezes terminando o ciclo e pode voltar a repetir mais 2 vezes.
Podemos aumentar o tempo de acordo com as suas possibilidades
 

Para promover a desintoxicação do corpo e da mente deve-se começar as sessões com Surya Namaskar|Saudações de Sol  A e  B duas vezes cada.


Surya namaskar A


 


Os asanas promovem uma massagem aos órgãos internos que ajudam na eliminação de toxinas acumuladas.  





 

 1. Tadasana. A postura da montanha permite que a coluna vertebral alongue. Enquanto o torso, peito e ombros estão abertos. Traz equilíbrio e acalma o corpo para ficar reto. 

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2. Urdhva Hastasana. Esta postura ajuda a abrir o tronco, pescoço, peito e ombros. Estimula o fígado e acelera a digestão. Inspire e traga as mãos para cima e para os lados. 



3. Uttanasana. Postura da Cegonha promove um alongamento intenso nos tendões nas pernas e na zona lombar, umassagem aos orgãos internos e ativa os rins. De cabeça para baixo traz sangue novo ao cérebro e uma sensação de frescura. 


 Resultado de imagem para Uttanasana



4. Kumbhakásana. A postura da prancha aumenta a força do corpo superior e inferior para assegurar uma coordenação e integração de todo o sistema músculo-esquelético. Fortalece os músculos abdominais, tórax, braços e pernas. 

 Resultado de imagem para yoga Plank

5. Dandasana Chaturanga. Com esta postura, os denvolve os músculos do  abdómen, liberta a parte inferior das costas, peito e braços. Nesta posura, todos os músculos estão a trabalhar activamente. 

 Resultado de imagem para Dandasana Chaturanga

6. Urdhva Mukha Svanasana. A postura do cão a olhar para cima  alonga a coluna e fortalecer as costas e os braços, enquanto todo o torso frontal se expande, melhorando assim a circulação do sangue. 




 Resultado de imagem para Urdhva Mukha Svanasana



7. Adho Mukha Svanásana. A postura do cão é uma das melhores posições para alcançar o equilíbrio do corpo, mente e espírito. Alonga a coluna vertebral, fortalecer os tornozelos. Alivia a rigidez no pescoço, ombros e pulsos. Reduz a fadiga, restaura a energia e acalma o sistema nervoso.



Resultado de imagem para postura do cão

Terminamos a prática com  sessões com Savasana ou postura do cadáver. Esta postura é essencial para o corpo assimilar os benefícios dos asanas anteriores. Para algumas pessoas particularmente ansiosas ou estressadas, savasana pode parecer um desperdício de tempo. Graças a prática, corpo e espírito acalmar-se-ão com maior facilidade. Este asana permite relaxamento muscular completo e promove a auto-observação e da meditação.


Boas práticas, Boas partilhas

Namastê!

Vânia Azevedo Fardilha


Brown, Chritina. A Biblia do Yoga, Guia completo para as posições de Yoga. Dinalivro 2007



Lima, Luis. Introdução ao Hatha Yoga. Quarteto 2003