quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dicas para uma aula de Yoga para Crianças




  •     Crianças a partir dos 6 anos podem fazer e devem permanecer até 1, 1/ 2 minutos por postura (eu peço para fazer 3 respirações sempre pelo nariz, vai dar ao mesmo) e a sessão de Yoga para Crianças podem durar até 25 minutos (As minhas aulas por norma são de 45 a 60 minutos, preencho o restante tempo com: no início o relaxamento, uma história (Yamas e Nyamas), construção e pintura de uma Mandala, um exercício de MindFull, trabalhando os 5 sentidos ou simplesmente a escutá-los).


  •     Incentivar a criança a fazer a postura corretamente, juntamente com a respiração , mas não forçar a perfeição. Usar reforços positivos para ajudar a criança a aprender e melhorar.


  •     Fazer pausas frequentes e pequenas no meio dos exercícios (eu por vezes peço para que fiquem na postura Balasana durante um bocadinho ou em Padmasana), durante o qual devemos incentivar a meditação e ficar parados.Quebras após exercícios extenuantes é uma obrigação.


  •     Demonstrar sempre a postura ou o exercício, em vez de tentar apenas explicá-lo. Use esta técnica, mesmo quando tenta corrigir as posturas. (Eu por vezes também utilizo cartões (se quiserem as imagens peçam por email) de postura para eles visualizarem antes e depois demonstro).


  •     Encorajar as crianças a praticar as posturas com os olhos fechados, quando é indicado. Isso vai ensiná-las a arte de olhar e sentir o que está acontecer dentro delas. (Peço sempre quando está indicado, é fundamental, para se concentrarem neles).


  •     Lembre-se ainda que as crianças precisam  de fazer o aquecimento antes de fazer Yoga vigoroso. (Um dia faço um post só com aquecimentos bem divertidos).


  •     Nunca comparar as crianças com outras.

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Namastê