sexta-feira, 9 de maio de 2014

Jogo da Linha!! Quem nunca jogou?? Porque não ensinar numa aula de yoga??

Já algum tempo que andava  a pensar neste jogo. De levar este pedaço da minha infância para a aula de yoga e partilhar toda a magia deste jogo com o meu grupo de alunos. Recordo perfeitamente de jogar na escola, nos tempos mortos, com amigas e de estar sempre a criar novas formas de o realizar. 

O jogo da linha, jogo da malha ou o jogo da cama de gato é praticado pelo mundo inteiro, dando cada um um nome diferente.
Trata-se de um jogo que pode ser jogado com um ou dois fios e consiste em realizar uma sucessão de desenhos com uma linha fechada com um nó, em forma de circulo. Esta linha em circulo é manipulada, trançada com os dedos das mãos geralmente por um jogador, existindo também motivos, figuras que são realizados por dois jogadores. 

É um jogo infinitas possibilidades. 

É um jogo que vai estimular a criatividade da criação, trabalhar a memória, a concentração, atenção, o FOCO, além de estimular a motricidade fina e a coordenação óculo motora. Trabalha o raciocínio lógico matemático. Pode ser trabalhada com crianças a partir do pré-escolar.




Para início de uma aula de Yoga para Crianças este exercício pode ser realizado como canalizador de energias, para acalmar as mentes das crianças. Pode ser utilizado também no final da aula como continuação do relaxamento, trabalhando o Foco, a concentração, a criatividade!!


Atividade Jogo da Linha:

Apresento-vos uma imagem ilustrativa de uma atividade que pode ser realizada por dois meninos.

O material a utilizar, apenas uma linha, um fio, pode ser de algodão, lã. O tamanho da linha é ajustável ao tamanho das crianças. Eu utilizo um com 85 cm.




Boas Práticas!!

Namastê _/\_