sexta-feira, 6 de junho de 2014

Jogo do Mata com postura de Yoga


Na última aula uma das minhas alunas propôs o Jogo do Mata para jogar-mos na aula. Prometi investigar e ver como é que podíamos realizar o jogo utilizando as posturas e a filosofia do yoga.

O jogo do Mata é um jogo cujo o objectivo é capturar o maior número possível de prisioneiros em cada um dos campo.

O objetivo do meu jogo, para a pratica de yoga é a realização de posturas. Quando alguém é atingido pela bola  toda a sua equipa tem de realizar uma postura escolhida pelo piolho da equipa adversária; à equipa adversária cabe a da correção da postura e a duração da mesma.

Assim estimulamos o trabalho em equipa, a responsabilidade, capacidade de decisão, capacidade de realizar as posturas bem com a capacidade de as corrigir.





 Fui pesquisar as regras do jogo. Podem ver aqui.

Após de analisar as regras e o desenvolvimento do jogo, achei melhor manter a estrutura e os nome "piolho" alterei-o apenas desta forma:

Número de jogadores: 
  • mínimo 4

Material a utilizar: 


  • Bola de preferência mole para não magoar ninguém e fita autocolante para marcação das linhas no chão. 

Desenvolvimento:


  • Dividimos o grupo em duas equipas (equipa A e B, cada uma encontra um nome para a sua equipa) com o mesmo número de jogadores. 


  •  Cada equipa coloca-se no seu campo, excepto a pessoa escolhida por cada equipa para ser o "piolho". Este irá colocar-se da parte de trás da equipa adversária.
  • Os jogadores de uma equipa vão trocando a bola entre o piolho e o seu campo, tentando atingir com a bola um jogador. 
  • Quando um jogador for atingido essa equipa irá ter de realizar a postura que o Piolho indicar, durante o tempo que o marcador disser (exemplo: durante 1 minuto ou, realizando 3 respirações profundas ou contar até 20). Os restantes jogadores vão ser responsáveis por ajudar na contagem do tempo e têm de ajudar a equipa adversária na postura indicada, corrigindo.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5Y-eLICh6L6zCVovh7xB6bbpZ6HOSTCiilfLRcS61_IoHIz1nBclfHdVnmi5R8zKTu641VEAHpu3bWRi3g0z4EtnIJ7zGz8YmlZT0jF3r8h7XkugbPmuJ-839l9DSNsY5DieOsgOJtJs/s1600/pose-plough-300x198.jpg
Regras:


  • A bola é jogada sempre com as mãos e medindo sempre a força.
  • Qualquer jogador pode atingir o adversário, estando no campo principal ou no «piolho». Mas só se pode atingir o adversário quando a bola for agarrada sem tocar antes no chão ou em qualquer obstáculo.  
  • Os jogadores que se encontram na zona principal do campo tentam esquivar-se do remate adversário ou agarrar a bola que está a ser trocada pelos adversários sem a deixar cair no chão (senão ficam atingidos).
  • Se se conseguir agarrar a bola pode-se de imediato tentar atingir os jogadores da outra equipa. 

  • Um jogador, quando é atingido, vai para o «piolho» e aí e recomeça-se a jogada novamente.

  • O piolho e o marcador pode pedir ajuda à sua equipa para decidirem qual a postura/tempo que que a equipa adversária vai realizar. 

  • Pode-se utilizar cartões com as posturas para comparar os colegas e melhor corrigir.





Ainda não jogos para ver se resulta ou se tem de ser alterado! 

Mas podem ajudar na construção deste jogo com dicas, crítica.... SIM?

Grata

Sem comentários:

Enviar um comentário