segunda-feira, 2 de junho de 2014

Tangram e o Yoga para Crianças FELIZES



Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com estas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. 

Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. 

Uma das lendas diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle".


Tal como já foi mencionado o Tangram é possível montar mais de 1700 figuras! Podemos utilizar nas mais diversas atividades, como por exemplo contar histórias construindo as figuras!  Criar uma história!!

É mais uma forma de transformar o Yoga numa aula onde se trabalha várias disciplinas curriculares ao mesmo tempo. E de tornar por sua vez a aula de yoga para crianças divertida e lúdica!

É dar asas a imaginação e a criatividade é o melhor que podemos fazer.

Aqui está um exemplo:

Retirado aqui.


E podemos tornar ainda mais viva a história realizando as mais diversas posturas representando assim, objetos, a natureza, os animais... Ou até as dar liberdade as crianças de criação de figuras posturas!!

Como a ponte:

O barco:

O cisne:


Tantas figuras que podem ser montadas e transformadas em posturas de Yoga!!





Veja como pode fazer o Jogo de Tangram AQUI.


Boas Práticas!

Namastê <3