sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Jogo Dança/Congela

Hoje vou mostrar alguns exercícios que vou fazer na minha aula de Yoga para Crianças.

Ao ensinar Yoga para Crianças é necessário termos uma série de jogos cooperativos com ou sem posturas de Yoga, à nossa disposição. Devemos sempre planear as aulas, mas não devemos seguir a nossa planificação de forma rígida mas sim adaptar consoante a turma, as crianças podem fazer pedidos especiais, perante acontecimentos, devemos também adaptar a aula a cada crianças, visto que, somos todos diferentes e a individualidade de cada um deve ser respeitada. Por isso é necessário trazer sempre "no bolso" alternativas para uma aula diferente daquela que planeamos.

Vou iniciar a minha aula com um jogo :)




Dança/Congela 


É óptimo para o aquecimento. Ele ajuda as crianças a libertarem-se de restrições e deixar ir as suas inibições.  Esta actividade vai aumentar a frequência cardíaca e aumentar a energia positiva.

Explique o jogo a turma e reveja algumas posturas de Yoga utilizadas nas aulas. Para este jogo é só necessário um leitor de cd´s e cd`s de música, e
scolher uma música divertida e optimista. Podemos iniciar com a turma de pé em formando um de circulo e que comece a música...

Enquanto a música toca todos dançam livremente ao redor da sala . Quando a música parar todos devem congelar numa postura da ioga ... tornar-se uma estátua. 
É muito simples e as crianças adoram.  




Utilize acessórios! Lenços, fitas, arcos para tornar o jogo mais divertido!!




Pode sempre existir um mágico que vai transformar a todos numa determina postura assim que a música pare!


Lembre-se que a  criatividade não têm fim!

Lembre-se de elogiar sempre positivamente cada um dos seus alunos.



Namastê

Sem comentários:

Enviar um comentário