segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Yoga o Melhor Remédio do Mundo




“Se os benefícios da ioga pudessem ser colocados em um remédio, ele se tornaria a droga mais vendida no mundo inteiro”.

Esta declaração é da pesquisadora Meera Balasubramaniam, que com sua equipa da Universidade Duke (EUA), analisaram mais de 100 estudos ligados aos benefícios do Yoga, concentrando-se unicamente nos benefícios d0 ioga para desordens psiquiátricas. Destes, dezasseis foram considerados de alta qualidade e com experimentos controlados seguindo as melhores práticas científicas.

O estudo mostrou que a yoga tem efeitos positivos, mesmo na falta de tratamentos com os remédios tradicionais, sobre a depressão, problemas de sono, esquizofrenia e hiperatividade (TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou ADHD na sigla em inglês).

Foram confirmados benefícios do ioga para todas as doenças mentais incluídas na revisão, exceto para desordens alimentares, como bulimia e problemas cognitivos, cujos indícios se mostraram fracos ou conflituantes.

Prioridade Global

Os cientistas deram destaque a estudos fisiológicos, nos quais foram acompanhados os chamados biomarcadores, mostrando que a ioga influencia elementos da biologia do corpo humano, gerando benefícios comparáveis aos da psicoterapia e dos antidepressivos – mas sem os efeitos colaterais destes últimos.

Segundo os cientistas, a prática da ioga afeta neurotransmissores, estresse oxidativo, inflamação, lipídios, fatores de crescimento e mensageiros secundários.

“A busca por melhores tratamentos, sobretudo aqueles não baseados em medicamentos, para atender às necessidades totais dos pacientes, é de importância extraordinária, e nós recomendamos que mais pesquisas sobre a ioga sejam consideradas uma prioridade global,” concluem os autores.


Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=ioga-melhor-remedio-do-mundo&id=8527

Sem comentários:

Enviar um comentário