segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pranayama para Crianças

Para iniciar a prática com crianças nada melhor que uma respiração profunda, sempre pelo nariz e de forma consciente, de forma a corrigir a forma como eles respiram. Peço para que as crianças se sentarem confortavelmente de pernas cruzadas ou na postura de flor de lótus, costas retas e com as mãos em cima do joelho. E começarem a inspirar pelo nariz (para utilizarem toda a sua capacidade peço a eles para encherem a barriga formando um balão) e expirar lentamente esvaziando e contraindo ligeiramente os músculos da barriga. 


Atenção: que as crianças não podem fazer retenção de ar, e os exercícios devem durante no mínimo 2 minutos e no máximo 5, claro que vai depender da maturidade da criança e da sua prática.

Existem vários exercícios bem divertidos de pranayamas utilizando vários materiais para crianças, aqui .

Benefícios:
  • Diminuição da frequência cardíaca e da frequência respiratória.
  • Respiração torna-se mais profunda e mais eficiente. As concentrações de oxigénio no sangue aumentam e chegando a todos os órgãos vitais e tecidos. O batimento cardíaco naturalmente diminui, uma vez que não precisa trabalhar tanto para bombear oxigénio por todo o corpo.
  • Respirar profundamente e de forma mais eficiente aquieta a mente, elimina o stresse e permite relaxar o corpo. O sistema nervoso central liberta toda a tensão que se acumula no corpo antes da sessão de pranayama.
  • Exercícios de pranayama remover as toxinas do corpo, ajudando a prevenir doenças. Acredita-se também que fortalece o sistema imunológico e que ajuda o corpo a combater a infeção.
  • Nota-se  uma grande melhora em seus níveis de energia depois da praticar pranayama.
  • Respiração pranayama tem um efeito positivo sobre a mente. Emoções e pensamentos negativos desaparecem e sente-se uma sensação geral de paz interior, serenidade, calma e felicidade. Também ajuda a melhorar os padrões de sono, a concentração e a criatividade.
  • Respiração pranayama quando praticada todos os dias pode ajudar a melhorar a qualidade de vida. Verificou-se que ajuda evitar a artrite, artrite reumatoide, doença do coração, rigidez muscular, o endurecimento das artérias, dores de cabeça e dores nas costas.
  • A desaceleração da respiração tem sido associada a longevidade. Muitos yogui que praticam pranayama diariamente têm vivido mais anos do que aqueles que não praticam. Eles podem ser comparados a uma tartaruga que faz apenas 4-5 respirações por minuto e geralmente vivem até aos 400 anos ou mais. (Eu refiro sempre este ponto aos meus meninos, eles deliram sempre com este facto).

Partilhem as vossas práticas!!!

Namastê _/\_