quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Yoga melhora desempenho do cérebro


Yoga melhora desempenho do cérebro

Publicado em 2013-06-12

 


São precisos apenas 20 minutos de yoga para obter os máximos benefícios para o cérebro. Um estudo concluiu que, para além de reduzir os stresse, a prática do exercício melhora a concentração e a memória das pessoas.
 
foto Ricardo Junior/Global Imagens
Yoga melhora desempenho do cérebro
Para além de reduzir o stresse, o yoga melhora o desempenho cognitivo
 
Uma equipa da Universidade Wayne State, em Detroit, Estados Unidos da América, tentou perceber a diferença existente entre os efeitos posteriores à prática de yoga e de exercícios aeróbicos na influência da memória.
Assim, foram selecionados 30 estudantes do sexo feminino que praticaram yoga durante 20 minutos, meditação e mais 20 minutos de exercícios aeróbicos, tal como jogging.
Cada participante caminhava a uma velocidade adequada, mantendo 60 a 70% da frequência cardíaca máxima durante a sessão de exercício.
Foram realizados alguns testes antes da sessão de yoga e dos exercícios aeróbicos e novamente no final da prática.
Os melhores resultados derivaram dos momentos posteriores à prática de yoga, quando as alunas se encontravam "calmas e relaxadas". Depois dos exercícios aeróbicos os participantes já apresentavam "sinais de cansaço".
O yoga estimula uma "consciência corporal" e envolve uma maior concentraçao "na respiração e em partes específicas do corpo". Deste modo, é possível que o exercício possa melhorar a capacidade de atenção dos praticantes.
"A respiração e os exercícios de meditação acalmam a mente e o corpo", afastando "pensamentos perturbadores", explica, em comunicado, Neha Gothe, professora da Universidade Wayne State.
Neha Gothe acrescenta que a atenção é um dos aspetos mais importantes, uma vez que "produz efeitos semelhantes aos de relaxamento" pois "promove o auto-controlo, atenção e concentração".
Deste modo, a "redução da ansiedade e do stress" pode melhorar a pontuação em alguns testes cognitivos", traduzindo-se num aumento de desempenho do cérebro.
As próximas investigações devem apurar se o tai-chi e as artes marciais têm as mesmas influências que o yoga no desempenho cognitivo.

Notícia retirada daqui.



Namastê
 

Sem comentários:

Enviar um comentário